MENSAGEM

O SEGREDO DO LENÇO NO SEPULCRO

O SEGREDO DO LENÇO NO SEPULCRO

João – Capítulo 20 – Versículos 1 a 10
No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.
Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram.
Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro.
Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais ligeiro do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro;
e, abaixando-se viu os panos de linho ali deixados, todavia não entrou.
Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os panos de linho ali deixados,
e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte.
Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu.
Porque ainda não entendiam a escritura, que era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos.
Tornaram, pois, os discípulos para casa.

Dentre estes versículos destaco os seguintes questionamentos pra nossa vida cristã:

  • A importância de estarmos envolvidos com a obra! Qual o movimento da igreja?
  • O conhecimento não salva ninguém, mas ajuda a determinar suas escolhas para sua própria salvação.
  • Tem gente que tem uma luta, uma morte na família e se esconde de tudo e de todos. Apenas some!
  • A quem recorremos quando damos falta de algo importante? A quem não possa resolver?
  • Sempre existirá um favoritismo e também existirá uma competição, mas o respeito deve ser imposto.
  • Os planos de Deus são enigmáticos, onde somente o Espírito Santo pode revelar, no tempo certo e devido. É muito importante que estejamos juntos, num só propósito, para entendermos a Sua vontade.

Mas o que tudo isto tem a ver com o segredo do lenço no sepulcro de Jesus?

O segredo desta mensagem está no versículo 7, onde o apóstolo Pedro observa e entende o que o discípulo que Jesus tanto amava não conseguiu entender, por apenas não querer enxergar. Talvez, fosse a situação, o desespero ou o medo. Não dá pra explicar, apenas sei que ele poderia ter entrado e visto a mensagem do lenço que esteve cobrindo o rosto de Jesus.

Por que neste evangelho separam um versículo apenas sobre o lenço?

Qual o sentido, de no texto em questão, fazer-se menção sobre o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus em Seu sepultamento? Por que se reservar um versículo inteiro para mencionar esse lenço, dizendo que ele se encontrava enrolado, lá dentro do túmulo?

Eis o segredo do lenço no sepulcro de Cristo

Para conhecer o significado do lenço dobrado, se faz necessário entender um pouco a respeito da tradição hebraica e dos costumes daquele tempo.

Quando o servo colocava a mesa de refeição para o amo, ele buscava a certeza de fazer exatamente da maneira como o seu amo queria. A mesa era colocada ao gosto de seu amo, do jeitinho que o amo gostava e o servo esperava (ao lado, fora da visão do amo, até que a refeição terminasse). O servo não se atrevia nunca tocar a mesa, antes que o amo tivesse terminado sua refeição. A tradição acrescenta que “ao terminar a refeição, o amo se levantava, limpava os dedos, passando lenço pela boca e sobre a barba. Depois, embolava o lenço e o depositava sobre a mesa. Segundo o costume o lenço “embolado”, queria dizer: “Eu terminei”

Se, no entanto o amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo jamais deveria tocar a mesa, porque isso queria dizer: “Eu voltarei”

Repare que o Senhor Jesus Cristo, no versículo 7, não deixou o lenço de Sua face junto com os outros panos, mas deixou separado num outro canto e de uma forma que os discípulos identificassem que fora Ele mesmo quem o fizera!

Anúncios

6 comentários em “O SEGREDO DO LENÇO NO SEPULCRO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s